O interessante da Aprendizagem Colaborativa é que ela pode ocorrer de diversas maneiras e em vários lugares, como por exemplo na educação a distância virtual. Logicamente, a aprendizagem colaborativa não depende da tecnologia para que possa ocorrer, mas a popularização da Internet e a utilização da mesma podem dar oportunidades para que se crie um tipo de ambiente colaborativo, oferecendo grandes vantagens. De acordo com GOMES et al (2002), acredita-se que aliada à aprendizagem colaborativa, a tecnologia possa potencializar as situações em que professores e alunos pesquisem, discutam e construam individualmente e coletivamente seus conhecimentos.
Conforme BEHRENS (2002), o uso da Internet com critério pode se tornar um instrumento significativo no processo educativo como um todo, uma vez que ela propicia a criação de ambientes ricos, motivadores, interativos, colaborativos, entre outros.
Logicamente, como em qualquer outra proposta, a utilização da proposta da aprendizagem colaborativa em ambientes on-line pode também apresentar alguns problemas, caso não tenha sido bem planejada. Podendo acontecer que nem todas as tentativas de se aprender colaborativamente sejam bem sucedidas e os objetivos nem sempre sejam alcançados, já que sob certas circunstâncias, o comportamento dos participantes poderá levar à perda do processo, falta de iniciativa, mal entendidos, conflitos entre outros.
É preciso que o professor tenha preparo para saber lidar com as diferentes situações que podem surgir. Ao atuar como um mediador, ele deve utilizar toda a sua experiência como orientador de trabalhos em grupo, para realmente acrescentar ao curso e ao trabalho em conjunto. Ao contrário, se de uma forma simplista o professor apenas inserir o processo de colaboração sem preparar os alunos para esse tipo de metodologia, provavelmente não chegará aos resultados pretendidos.
Fonte: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI167.pdf
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