De acordo com Alcântara et al (2004) é necessário estratégias pedagógicas para a aprendizagem colaborativa, entre essas estratégias podemos destacar:
1. A INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA: Esta estratégia defende que haja uma responsabilidade de todos sobre a produção final do que está sendo construído, ou seja, mesmo que ocorra uma divisão de tarefas, é imprescindível que todos os componentes do grupo se sintam responsáveis pelo que estão fazendo.
2. A INTERAÇÃO FACE-A-FACE: É necessário que todo trabalho que seja realizado colaborativamente haja uma interação total entre os sujeitos, de maneira que todos se auxiliem e se desenvolvam.
3. CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUAL: Em toda aprendizagem colaborativa, é importante que cada sujeito compreenda seu papel individualmente, ou seja, que ele entenda a sua importância em determinado trabalho.
4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES EM GRUPO: Outro benefício da aprendizagem colaborativa é o desenvolvimento das relações em grupo, ou seja, o sujeitos aprenderão a conviver e a trabalhar em pares.
ALCÂNTARA,
P. R.; SIQUEIRA, L. M. M.; VALASZI, S. Vivenciando
a aprendizagem colaborativa em sala de aula: experiências no ensino superior.
Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 4, n.12, mai/ago, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário